Como faço para denunciar golpes no WhatsApp?

ladrão-de-whatsapp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Ele foi lançado no ano de 2009 e desde então, coleciona bilhões de usuários em sua plataforma. Golpes no WhatsApp são comuns e fazem dezenas de vítimas todos os anos.

Com o avançar do tempo e o aumento das políticas de segurança, os golpistas se reinventam, e se adaptam para fazer novas vítimas. Um exemplo disso é a pandemia de Covid-19. 

Se aproveitando da situação, várias fraudes foram aplicadas envolvendo o Auxílio Emergencial, um benefício que foi criado pelo governo justamente para diminuir o impacto da pandemia e do desemprego. 

Além disso, foram aplicados diversos golpes no WhatsApp com phishing e Fake News sobre o Coronavírus, que levaram ao roubo de dados e hackeamento nas contas de WhatsApp.

Os dados a respeito desse tipo de golpe são assustadores. Somente em 2020, mais de cinco milhões de brasileiros caíram em alguma artimanha envolvendo golpes no WhatsApp.

Nesse artigo, o Auxilia Consumidor by Zeno falará um pouco sobre os principais tipos de golpes, como você pode se prevenir e quais medidas devem ser tomadas ao cair nesse tipo de fraude. Por isso, continue lendo o post  até o final.

Tipos de golpe no WhatsApp

Existem diversos tipos de golpes no WhatsApp, neste artigo falaremos sobre cinco deles.

  1. WhatsApp Clonado

Essa é uma das fraudes mais comuns. O criminoso se passa por alguma empresa conhecida, como sites de vendas ou o organizador de eventos. Por meio de uma ligação, ele diz que houve algum problema, erros ou reclamações, ou até mesmo oferecendo algum prêmio de graça.

O estelionatário geralmente entra em contato por ligação ou por WhatsApp, e solicita que a vítima informe o código de verificação no WhatsApp, que é enviado por SMS.

Quando a pessoa informa esse código, o golpista consegue clonar o WhatsApp da vítima e tem acesso a todos os contatos da pessoa.

O intuito é pedir dinheiro emprestado para familiares e amigos, se passando pelo dono do WhatsApp.

Para evitar esse tipo de situação, basta ter atenção. Em primeiro lugar, desconfie de qualquer ligação ou mensagem que você receba, oferecendo algum brinde ou prêmio. Segundo, não informe nenhum código caso seja solicitado. Assim, você evitará que o seu WhatsApp seja clonado.

  1. Contas falsas

Outra modalidade muito famosa de golpes no WhatsApp, é o roubo de contas falsas para enganar os contatos da vítima. Nesse tipo de golpe, o estelionatário cria uma nova conta de WhatsApp, adiciona a mesma foto, nome e status da pessoa.

Assim, ele se passa pela vítima e entra em contato com amigos e colegas, dizendo que precisou trocar de número por algum motivo, e logo depois pede dinheiro emprestado.

Existem algumas formas nas quais o usuário pode se proteger desse tipo de artimanha. Uma delas é deixar a foto de perfil privada. Dessa forma, você consegue proteger a sua identidade contra possíveis golpistas.

Outra dica, é se em algum momento você receber uma mensagem de algum conhecido pedindo dinheiro emprestado, você realize uma ligação para o número original, assim você não perde o seu dinheiro e consegue avisar a vítima que tem alguém se passando por ela.

  1. Fake News em golpes no WhatsApp

Nesse outro caso, os golpistas fazem uso de Fake News para roubar as vítimas. O WhatsApp tem se preocupado muito com a disseminação de Fake News, e tomou diversas medidas para barrar essas divulgações mentirosas.

Uma delas é limitar o número de encaminhamentos de uma mesma mensagem, além de atribuir uma lupa em mensagens que são enviadas muitas vezes. Essa ferramenta possibilita que a pessoa pesquise o conteúdo da mensagem no google e comprove se, de fato, a mensagem é verdadeira.

Para não cair em Fake News e, ao mesmo tempo, evitar fraudes e roubos, você pode checar o conteúdo de links e mensagens recebidas, direto no Google.

Mais do que isso, se você desconfiar que uma mensagem se trata de Fake News, faça a denúncia para o próprio WhatsApp. Eles mesmos encorajam o usuário a reportarem esse tipo de conteúdo.

  1. Phishing em golpes no WhatsApp

Quando falamos em golpes no WhatsApp por meio do phishing, podemos ver o golpista como alguém mais profissional na aplicação de golpes. Isso porque nessa modalidade, os estelionatários se passam por empresas e pessoas famosas, ou produtos que são muito consumidos pelas pessoas.

Nesse caso, a fraude ocorre com um envio em massa de mensagens para diversos números, onde a vítima recebe um formulário para ser preenchido e instalar um aplicativo específico. Normalmente, há a promessa de algum brinde ou prêmio.

A vítima, iludida com a possibilidade de ganhar alguma coisa, preenche o formulário e baixa o aplicativo, sem saber que terá seus dados roubados e o seu celular e WhatsApp invadidos.

Para que você evite esse tipo de situação, só há uma recomendação possível: não acesse nenhum link que seja minimamente suspeito. Vá até as páginas oficiais da empresa, e verifique se realmente está rolando alguma promoção ou distribuição de brindes.

  1. Aplicativo espião

Golpes no WhatsApp também podem ocorrer por meio de aplicativos espiões, ou os famosos spywares. Esses aplicativos permitem que outras pessoas tenham acesso ao seu celular e monitorem todas as suas atividades e aplicativos, incluindo o seu WhatsApp.

Contudo, para que esse aplicativo seja instalado, é necessário que a pessoa tenha acesso físico ao seu celular. Esse tipo de ocorrência é comum entre casais ciumentos, onde um dos cônjuges vigia o outro por meio do aplicativo.

Como faço para denunciar golpes no WhatsApp?

Se mesmo com todos os alertas que demos ao longo do post, você sofrer um golpe no WhatsApp, a primeira atitude a ser tomada é contatar a operadora de telefone e pedir o bloqueio do seu número. 

Se você tiver transferido o dinheiro para alguém, primeiro faça um boletim de ocorrência e depois contate o seu banco e informe o que aconteceu.

Em todo o caso, é importante que você tenha o auxílio adequado nesse tipo de situação. Pensando nisso, o Auxilia Consumidor by Zeno foi criado. Com os nossos advogados, você tem o acompanhamento integral em todas as etapas do seu caso, de forma online, segura e prática. Qualquer que seja o seu problema, nós podemos te ajudar.

Clique no link abaixo e saiba como podemos te ajudar em casos de golpes no WhatsApp.