O que fazer se não recebi o produto comprado no Black Friday?

homem-pensando-em-dinheiro

A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano pelos consumidores. Com toda a certeza, você já deixou de comprar algum produto que precisava e esperou até que o mês de novembro chegasse para que você tivesse a oportunidade de comprar o mesmo produto por um preço mais em conta. Mas o que fazer se eu realizei um pedido e não recebi o produto comprado na Black Friday?

São muitas as expectativas que colocamos nas compras que realizamos. Afinal, se pagamos por um determinado produto, queremos recebê-lo dentro do prazo e com a qualidade que foi mencionada durante o anúncio.

Contudo, infelizmente nem sempre isso acontece. Em muitos casos, basta que você realize o pagamento que os problemas já começam a aparecer. O vendedor atrasa para enviar o produto, você não recebe o código de rastreamento, o código de rastreio consta como inválido e muitos outros problemas tão comuns.

Alguns, mesmo com tantos impasses no meio do caminho, recebem o produto. No entanto, há muitos que pagam pela mercadoria, esperam semanas, ou até meses, e nunca recebem o produto pelo qual pagaram.

Durante a Black Friday, isso é ainda mais comum. Desavisadas, muitos consumidores acabam realizando suas compras em sites falsos ou empresas que já possuem reclamações por falta de entrega, e acabam enfrentando uma situação desgastante e se não recorrerem, podem ficar sem o produto e o dinheiro despendido para a realização da compra.

Por isso, o AuxiliaConsumidor by Zeno escreveu esse artigo para te ajudar se você não. Continue lendo o texto até o final.

Principais cuidados ao realizar uma compra

As compras pela internet facilitam muito a nossa vida, principalmente daqueles que não tem tempo disponível, devido a rotina corrida. Contudo, é necessário que ao realizar compras no comércio eletrônico, você preste bastante atenção no prazo de entrega que foi estipulado pelo vendedor.

Na maioria das vezes, a loja envia o produto por meio de uma transportadora, e o consumidor recebe um código de rastreamento onde ele pode monitorar a entrega do produto.

Em outros casos, o envio da mercadoria é feito pelos correios, e não é raro a ocorrência de extravios durante o transporte.

Pode acontecer da empresa enviar o produto de forma correta, dentro do prazo e os correios perderem o pacote durante os deslocamentos. Caso isso aconteça, o vendedor deve devolver o dinheiro para o cliente ou enviar outro produto no lugar do que foi extraviado.

Mas o que fazer se eu você fez a compra e não  não recebi o produto comprado na Black Friday? Conheça abaixo os principais problemas que surgem durante a Black Friday e como você pode resolvê-los.

Não recebi o produto comprado na Black Friday

Se o prazo de entrega do produto tiver sido extrapolado, o consumidor tem todo o direito de desistir da compra e pedir a devolução integral do valor que foi pago no produto, com todas as correções monetárias de direito, como o valor do frete, se existir.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor precisa cumprir o prazo de entrega que foi informado no anúncio. Se, por algum motivo, isso não ocorrer, o consumidor tem pleno direito de desistir da compra e ser restituído do valor pago.

Outros problema que podem surgir durante a Black Friday são:

  • Produto diferente do anúncio: infelizmente, é bastante comum recebermos em casa um produto diferente do que foi comprado. Nesses casos, o consumidor deve entrar em contato com a empresa responsável pelo produto e optar por uma das três opções disponibilizadas no Código de Defesa do Consumidor:
  1. Exigir a entrega do produto que foi comprado;
  2. Aceitar o produto que foi recebido, mesmo ele sendo diferente do original;
  3. Desistir da compra, rescindir o contrato e ter a devolução integral do pagamento, juntamente com a correção monetária.
  • Produto com defeito: qualquer consumidor que adquire um produto possui uma garantia legal referente à compra realizada.  Se você realizou a compra de um produto durável, como eletrodomésticos e eletrônicos, você tem até 90 dias para fazer as reclamações.

No caso de compras de produtos não duráveis, como alimentos e cosméticos, você tem 30 dias para realizar a reclamação junto à empresa.

  • Arrependimento da compra: uma das maiores questões em se realizar a compra de um produto pela internet é que você não pode ver pessoalmente, experimentar e tocar a mercadoria. Logo, quando o produto chega, você pode se decepcionar com a qualidade ou com alguma característica.

Então, caso você tenha comprado um produto e quando ele chegou percebeu que não gostou, ou simplesmente se arrependeu de ter comprado, não precisa se preocupar. Você não é obrigado a ficar com algo que não quer.

Assim, você tem um prazo de 7 dias após o recebimento do produto para devolver a mercadoria e ser reembolsado.

Mas, e se eu fiz uma compra, não recebi o produto comprado na Black Friday, tentei contato com a empresa e ela não me respondeu? Quais são os meus direitos nesses casos?

O que fazer quando não conseguir resolver o seu problema com a loja?

Quando temos qualquer problema com alguma compra, a primeira opção recomendada é que o cliente procure a empresa e tente resolver a situação com ela.

No entanto, em muitos casos, os lojistas não estão dispostos a resolver o problema ou simplesmente ignoram a solicitação do consumidor.

Caso isso tenha acontecido com você, separamos três atitudes  que você deve tomar para resguardar os seus direitos:

  • Registre todas as tentativas de conversas e acordos, bem como os comprovantes de pagamento e o código de rastreamento;
  • Faça uma reclamação no site consumidor.gov
  • Tenha um advogado para te auxiliar 

Se você fez uma compra durante a Black Friday e não recebeu o produto, nem conseguiu resolver o problema com a empresa, o AuxiliaConsumidor by Zeno. Nossos advogados especialistas em Direito do Consumidor irão te guiar em todos os passos, até você conseguir a resolução do seu caso.

Não recebi o produto comprado na Black Friday e preciso de ajuda.