Como funcionam os golpes no empréstimo consignado?

mulher-mexendo-no-celular

Infelizmente, a ocorrência de golpes no empréstimo consignado tem sido um hábito muito comum.

Apesar de, por via de regra, toda operação ser realizada com segurança, mesmo assim ainda ocorrem diversos golpes todos os dias.

Um exemplo dessa modalidade de fraude ocorreu no Ceará. A Polícia Civil prendeu uma quadrilha que aplicou diversos golpes em servidores públicos em todo o Estado. Estima-se que o valor roubado durante as operações tenha sido de mais de 12 milhões de reais.

Pelo o que foi constatado pelas autoridades, essa quadrilha oferecia portabilidade de empréstimo aos servidores públicos. A proposta consistia em oferecer a esses servidores contas para depósito financeiro onde os juros sobre o empréstimo seriam mais baixos.

É evidente que após realizarem a tal “portabilidade”, a quadrilha sumia com o dinheiro e a vítima percebia que havia caído em um golpe.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), houve um aumento de 60% em fraudes bancárias, durante a pandemia de COVID-19, sendo os golpes no empréstimo consignado uma das modalidades que mais se sobressaíram.

 Ainda, de acordo com essas pesquisas, o grupo mais afetado por essas fraudes foram os idosos, que são mais vulneráveis a ações como essas. Sendo que os aposentados e pensionistas lideram o número de vítimas.

Os grupos de estelionatários se aproveitam da inocência e, muitas vezes, da ignorância dessas pessoas para aplicar os golpes.

Por isso, é muito importante entender sobre o funcionamento desse tipo de golpe e aprender a identificar situações de risco. Além disso, saber como proceder nesses casos também é fundamental para o consumidor.

Assim, o AuxiliaConsumidor by Zeno escreveu esse artigo para te ajudar a entender melhor os golpes no empréstimo consignado e se proteger desse tipo de situação.

Continue lendo o texto até o final para saber mais.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que você solicita que o pagamento das parcelas seja descontado diretamente da sua folha de pagamento.

Assim, o desconto do valor que foi emprestado pelo banco é descontado direto do seu salário ou de sua aposentadoria.

Por isso, ele só é direcionado para funcionários públicos, aposentados, pensionistas e para pessoas que trabalham com carteira assinada. Se você não se encaixa em uma dessas modalidades, não pode solicitar esse tipo de empréstimo.

O empréstimo consignado é bastante procurado, pois os juros são mais baixos em comparação com os outros tipos de empréstimos. Isso ocorre porque as instituições acabam assumindo um risco menor, visto que o desconto é feito diretamente na folha de pagamento.

Assim, as chances de atraso ou do não recebimento do pagamento são bastante reduzidas.

No entanto, nem todas as pessoas com carteira assinada podem desfrutar desse benefício, pois podem ser demitidas a qualquer momento. Ou seja, esse tipo de empréstimo costuma ser adotado, em sua maioria, por funcionários públicos, aposentados e pensionistas.

Os principais tipos de golpes no empréstimo consignado

Como em todos os tipos de fraudes que já comentamos, os golpes no empréstimo consignado também seguem padrões e comportamentos que você pode identificar no momento da fraude.

Alguns dos padrões que podem te ajudar a identificar esses golpes são:

  • Pagamentos antecipados: a maioria das pessoas que caem em golpes no empréstimo consignado passam por isso, pois não conhecem quais são as reais condições do empréstimo consignado.

A primeira coisa que você precisa saber é que nunca é cobrado qualquer taxa para que você receba o seu dinheiro. Nenhum empréstimo pode fazer esse tipo de cobrança, é algo totalmente ilegal. 

O empréstimo consignado tem o valor descontado diretamente da folha de pagamento, só nesse detalhe você já percebe que não faz sentido nenhum ter que pagar qualquer valor para a liberação do empréstimo.

  • Falsos funcionários do INSS: uma prática muito comum que os golpistas usam é se passar por um funcionário do INSS e oferecer um empréstimo para as vítimas. Se isso acontecer com você, fique muito atento! O INSS não oferece nenhum empréstimo e muito menos aborda pessoas oferecendo tal benefício.
  • Falsificação de documentos: está cada vez mais difícil saber o que é um documento falso ou um documento original. Por isso, não passe nenhum tipo de documento para estranhos ou para pessoas que estejam oferecendo empréstimos.
  • Solicitação de senha do banco: essa é uma tática clássica dos golpistas e que você nunca, em hipótese alguma, deve realizar.

Nenhum banco jamais solicitará a senha de sua conta para a realização de um empréstimo. Caso isso seja pedido, desconfie no exato momento.

O máximo que a instituição financeira pode solicitar é a senha do serviço de consulta do convênio. Essa senha pode ser adquirida no sistema de contratação do empréstimo consignado.

No entanto, essa senha só é válida para consultas de extrato do empréstimo. Então, não há nenhum risco ao fornecê-la.

Essas são as táticas mais realizadas pelos golpistas nos golpes de empréstimo consignado. Se você prestar atenção nesses detalhes, dificilmente será vítima desse tipo de situação.

Caiu em um golpe? Saiba como deve proceder

Se você não teve tempo de ler esse artigo antes de cair em um golpe, provavelmente não pode ficar atento às táticas utilizadas pelos golpistas. 

Ao detectar que foi vítima de uma fraude, o primeiro passo a ser tomado é fazer um boletim de ocorrência na polícia civil de sua cidade. 

Além disso, é importante que você realize uma reclamação formal no Banco Central e entre em contato com o seu banco e explique a situação pela qual você está passando.

Ainda, é essencial que você faça uma queixa em um órgão de proteção e defesa do consumidor (PROCON) ou no Ministério Público.

Se você está perdido e, mesmo após ter realizado estes passos, não conseguiu reaver o seu dinheiro, o AuxiliaConsumidor by Zeno pode te ajudar.

 Os nossos advogados são especialistas no Direito do Consumidor e vão prestar todo o auxílio que você precisa para ter o seu dinheiro de volta. Não lide com esse problema sozinho, nos deixe te ajudar a resolver essa situação de forma mais rápida e prática.

Saiba como podemos te ajudar a recuperar o seu dinheiro em casos de golpes no empréstimo consignado.