O que é?

Nome sujo

Estar com “nome sujo” significa que você não pagou uma dívida e a empresa para qual você está devendo inscreveu o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, Boa vista – SCPC), dessa forma essa dívida passa a estar negativada.

Isso geralmente acontece quando você, consumidor, faz uma dívida e não consegue pagá-la, com o passar do tempo as empresas, para te forçar a pagar o que deve, realizam a negativação da dívida, sujando o seu nome.

Zeno

RESUMO

Clique em um dos ícones caso sua dúvida seja específica:

Como saber se estou negativado?

Fique atento, conta atrasada é diferente de estar negativado, você pode ter uma conta que está atrasada, mas ainda não está negativada. 

Estar negativado de fato é ter uma conta atrasada que foi negativada pela empresa credora, ou seja, incluída no rol de inadimplentes.

Fique atento, conta atrasada é diferente de estar negativado, você pode ter uma conta que está atrasada, mas ainda não está negativada. 

Estar negativado de fato é ter uma conta atrasada que foi negativada pela empresa credora, ou seja, incluída no rol de inadimplentes.

→ Essa confusão pode surgir, pois no momento em que acessa o Serasa,  poderão aparecer as suas contas atrasadas e as suas dívidas negativadas, dessa forma, mesmo que as suas contas não estejam negativadas elas irão aparecer, mas isso não significa que você está com o nome sujo! Para ter certeza que a sua dívida está negativada clique aqui!

O que é negativação indevida?

Ao consultar seu CPF você pode encontrar uma dívida negativada que não está correta!

Isso mesmo! É a chamada negativação indevida!

Isso acontece quando empresas sujam o seu nome sem você estar devendo de verdade, é um erro muito comum e que gera muitos danos, mas fica tranquilo você pode resolver isso de uma forma muito simples com a Zeno e ainda ser indenizado pelos prejuízos que sofreu!

→ Quer saber mais sobre isso? Acredita que foi negativado indevidamente? A Zeno te ajuda a saber mais, basta clicar aqui!

Quais as consequências de estar com o nome sujo?

Estar com uma dívida negativada, sendo ela devida ou indevida, pode dificultar muito a sua vida, entre os problemas estão: 

  • SEU SCORE PODE CAIR

O score é uma pontuação, baseada em vários critérios,  que mostra se você é um bom ou mau pagador, a partir dele as empresas entendem se você é um consumidor confiável e a partir disso decidem ou não liberar crédito para você utilizar, dessa forma estar com o  nome negativado reduz drasticamente a sua pontuação, afetando diretamente a sua vida financeira.

  • DIFICULDADE DE CONSEGUIR UM CRÉDITO

O nome sujo impossibilita você de conseguir um financiamento, cartão de crédito, empréstimo, haja vista que as empresas dificilmente liberam crédito para quem está com nome sujo, pois entendem que se você está com nome sujo as chances de não pagar as suas contas é maior. 

 

  • DIFICULDADES EM MANTER E FAZER NOVOS NEGÓCIOS 

Você provavelmente terá dificuldades em fazer negócios que as empresas têm o costume de consultar seu CPF, como por exemplo: alugar imóveis; abrir conta corrente,  além disso, você pode ter um impacto negativo em negócios que estão em andamento, como os bancos que podem cancelar seu cheque especial e deixar de emitir talões de cheque.

Dessa forma, busque sempre manter seu nome “limpo”, fazendo um acordo com as empresas que está devendo, e no caso de estar com o nome sujo indevidamente clique aqui para o time da Zeno poder te auxiliar!

A Auxilia Consumidor é uma ferramenta de democratização dos direitos do consumidor criada por Zeno Gestão da Experiência Jurídica, inscrita sob o CNPJ 32.340.454/0001-06. As informações contidas neste website são de caráter exclusivamente informativo.

© 2022 . Powered by ZENO